Amigos, o que são?


Tem gente que passa a vida tentando entender e classificar. Tem gente que passa a vida sem saber. Esse negócio de amigo é complicado....

Amigo é aquele cara totalmente diferente de você, com quem você faz amizade no primeiro dia do Colegial e, depois de 26 anos, ele continua seu amigo. Ou é aquele cara que você conhece na porta da sua entidade de classe, num evento qualquer, e que, depois de um tempão, continua lá do seu lado.

Tem os amigos da faculdade, um grupo de nove entre quarenta, que se põem um título terrorista, mas nenhum é capaz de explodir uma bombinha de 50. Tem os malucos da organização discreta, que te acolhem como se você já fosse da família desde sempre.

Confidentes. Cúmplices.

Tem aqueles amigos que você conhece do nada, que a afinidade surge num sábado de manhã, num passeio de moto. Com eles, você contempla inaugurar um “Moto Grupo”, que é um aglomerado de gente que quer andar junto, que se respeita, mas que não quer causar confusão nem brigar na rua.

Tão confidentes e cúmplices quanto os outros. Amigos.

E, neste “aglomerado”, tem de tudo: o "Curitiba" que fala pouco, o piloto que tá sempre voando, o mineiro que sempre pensa antes de falar, o gaúcho que é alvo das piadas, os tiozinhos mais ponderados, entre uma gama de todo o tipo de gente. Gente igual, mas diferente.

Gente que ora está num rolê, ora não está. Gente que briga, que sai, que volta, e você não entendeu nem porque foi, porquê o cara fala outra  língua, meio misturado. Gente que é como você, cheia de acertos e erros.

Aí, você olha e está fazendo 2 anos (730 dias ou 17.520 horas) que vocês fundaram uma organização desorganizada, e que, noves fora, já atraiu quase um terço do quadro inicial. E essa atração se dá naturalmente. Gente sempre tão parecida...

Hoje, ou melhor, daqui a pouco, já que escrevo antes de 13.12, os Burocratas completam dois anos. Aqui tem de tudo: grosso, fino, magro, gordo, homem, mulher, gaúcho, paranaense, paulista, cabeludo, careca, branco, preto, verde, azul, cor de rosa.

Temos uma família. Meio disfuncional, mas uma família. Aí a gente se pergunta: Amigos, o que são? E eu peço licença pra tentar responder: são todas essas pessoas que a gente traz em volta ao longo da vida.

Vida longa aos Burocratas! Vida longa às amizades sinceras!


3 comentários:

De SP a Foz, a IDA.

Foi de última hora que resolvi encarar uma viagem do grupo de 2200 km entre São Paulo e Foz do Iguaçu. Era no feriado de 9 de Julho, Revo...